A ABASFI – Associação de Basquetebol de foi idealizada em 2006 pelos atletas da Equipe Adulta e Máster de Foz do Iguaçu e foi regulamentada através de uma eleição em Julho de 2010, com aprovação de seu primeiro Estatuto, CNPJ e Alvará. A associação é composta por professores, pais e atletas.
Em Agosto de 2012 a ABASFI conquistou o título de UTILIDADE PÚBLICA para o Município de Foz do Iguaçu de acordo com a LEI Nº 4014, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 (Anexo I).
A ABASFI divide-se em duas principais linhas de trabalho: a Iniciação Desportiva (Projeto Basquete Sem Fronteiras), de caráter de Esporte Educacional, focada na inclusão e na participação de todos, independente de talento e/ou rendimento e as equipes de Competição (Foz Basquete), de caráter Esporte de Participação, que é voltada a disputa de campeonatos a nível regional, estadual e nacional, independente da classificação final das equipes.
MISSÃO
A missão da ABASFI é contribuir com o crescimento desportivo em nossa
cidade, promovendo a inclusão social e a cidadania, através da prática esportiva
educacional e de participação inserindo valores de ética e de disciplina aos envolvidos.

VISÃO
ABASFI destina-se a atender crianças e adolescentes, sempre no período inverso ao escolar, através da prática esportiva enfatizando a importância do estudo e do conhecimento e garantindo a frequência escolar e obtenção de notas acima da média. A ABASFI busca também massificar a modalidade do basquetebol através da formação de praticantes e de atletas, contribuindo assim com uma sociedade focada no desenvolvimento social e formar atletas com valores de disciplina e ética para representar a cidade, o estado e o país em competições oficiais.

VALORES
Respeito: Aos pais, atletas e sociedade.
Responsabilidade Social: Contribuição para uma sociedade mais justa através de ações e oportunidades que melhoram a qualidade de vida dos envolvidos.
Sustentabilidade: Ações que considerem a sustentabilidade em seus três aspectos: Social, Econômico e Ambiental.
Transparência: Conceder sem restrição do acesso às informações e prestação de contas da associação.
Ética: Princípio que norteará as ações da ABASFI.